quarta-feira, 27 de março de 2024

:: Limpezas de Primavera



É altura de fazer as chamadas "Limpezas de Primavera".
Siga as seguintes dicas:
1. Cozinha - limpe os armários, azulejos e bancadas com detergente natural e não abrasivo. Verifique se tem na despensa embalagens e frascos fora do prazo. Mantenha o fogão sempre limpo, com todos os bicos a funcionarem na perfeição. Limpe o frigorifico e o congelador com água e vinagre. Afaste o frigorífico da parede, de maneira a conseguir passar o aspirador nas grelhas traseiras.
2. Lavagem das máquinas da louça e roupa - pode usar um copo de vinagre de vinho branco, com duas colheres de sopa de bicarbonato. Ponha em funcionamento um programa com água no mínimo a 40 graus, adicione a mistura na gaveta do detergente, e deixe que o programa termine.
3. Casa de banho - limpe as juntas dos azulejos com uma velha escova de dentes. Faça uma mistura com duas colheres de bicarbonato de sódio e umas gotas de detergente de loiça, num alguidar com 1.5 litros de água.
4. Janelas e cortinas – lave os vidros de todas as janelas da sua casa. Aproveite e lave também os estores ou persianas. Lave os cortinados, tapetes ou leve para a lavandaria.
5. Camas e sofás - aconselhamos a aspirar a fundo no início de cada estação, e a lavagem frequente de almofadas, edredões e mantas. Também está na altura de rodar o colchão. Faça uma boa limpeza às camas, cómodas, candeeiros e rodapés. Limpe o pó debaixo das camas e dos sofás.
6. Roupa e papéis - destralhe e limpe os roupeiros, ofereça a instituições de caridade roupa que deixou de usar. Não vale a pena guardar roupa que não vista há pelo menos dois anos, porque de certeza que nunca mais a irá usar e irá só ocupar espaço no seu armário.
7. Livros e prateleiras das estantes - tire os livros todos para fora das prateleiras e limpe com cuidado. Pode ser útil usar um pincel para limpar os livros. Após estar tudo reluzente e seco, pode dispor e organizar os livros e acessórios decorativos novamente nas prateleiras.
8. Areje a casa e compre plantas - coloque plantas por toda a casa, pois trazem “boa energia”. Areje sempre a casa e deixe entrar o sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário