sábado, 19 de junho de 2021

Artigo publicado na revista Zen energy: Atrair bom Chi para a nossa casa – As 10 curas do Feng Shui


Artigo publicado na revista Zen energy

Para tratar, estabilizar, fortalecer e equilibrar o Chi nos nossos ambientes, podemos usar curas do Feng Shui. As curas podem reforçar a energia, redirecionar, abrandar ou absorver os shas, que são elementos negativos.

1 - Espelhos

Os espelhos desempenham um papel muito importante e são uma das curas mais frequentes no Feng Shui. Podemos ativar e compensar a energia onde há uma falha num setor. Também ajudam a aumentar áreas e reencaminhar o fluxo do Chi. Os espelhos lisos ampliam o espaço e conduzem a energia para uma direção. Os espelhos convexos refletem a energia para várias direções. Outro aspeto importante é que os espelhos devem estar sempre limpos e, se se partirem, devem ser imediatamente substituídos. Evite colocar espelhos na parede em frente à porta principal. Evite dormir com espelhos no quarto, de frente e de lado. E nunca deve colocar espelhos frente a frente. Os espelhos devem sempre mostrar o seu corpo inteiro ou a cabeça (aura). Também não aconselho espelhos fumados ou coloridos, nem em quadradinhos, já que vemos a nossa imagem fragmentada.

 2 - Cristais

Os cristais facetados (bolas) são ótimos para equilibrar o Chi de uma casa ou escritório, são refratores de luz ou de energia e dissipam-se em todo o ambiente. No caso de uma suite, na qual a cama dique de frente para a porta da casa de banho, coloca-se o cristal pendurado na parte superior da porta, para dispersas a energia. Também é usado para acalmar o Chi, na situação de termos a porta principal alinhada com a das traseiras. Os cristais também ajudam a diminuir a energia de radiações e a energia eletromagnética, emitida por computadores, boxes dos televisores e telemóveis.

• Quarto: ametista, quartzo rosa, pedra da lua e topázio imperial. Ágata azul e âmbar para quartos de crianças;

• Sala: cornalina, angelita, ametista, drusa de cristal e selenite;

• Escritório: azurite, lápis-lazúli, turmalina, sodalite;

• Ambiente de cura: malaquite e turmalina verde;

• Ambiente de meditação: ametista e calcite azul.

3 - Luz

A iluminação é sempre uma forma fácil e rápida de reforçar o Chi de uma área da casa, com o seu calor e luz. Estão incluídas a iluminação elétrica, velas e luz do Sol natural. Não é benéfico usar a luz fluorescente, pois esgota o Chi e não faz bem à saúde. Os candeeiros de sal são excelentes purificadores de ambientes.

4 - Som

Podemos incentivar e estimular o Chi através de sons puros e harmoniosos. Os espanta-espíritos são excelentes para harmonizar, por exemplo, a entrada da casa. Os de metal são preferíveis, pois têm um som muito puro. Os sinos e as taças tibetanas também são uma boa escolha para agitar e dissipar energia mais estagnada, e o som é cristalino. Também pode recorrer a música calma e relaxante para harmonizar o ambiente.

5 - Plantas e flores

As plantas naturais saudáveis são obviamente melhores do que as artificiais. Não só acentuam a energia Chi, como elas próprias são energia. São a melhor e mais natural forma de aumentar o Chi. Contudo, aconselho que plantas como os catos e as de folhas afiadas, como a iúca, não devem ficar no interior da casa. As plantas deverão manter-se saudáveis; plantas com um aspeto doentio são um sinal de mau Chi. Não aconselho flores secas; são energia morta e acumulam sempre pó.

6 - Cor

A cor é uma das curas mais vibrantes e que pode mudar o padrão energético de um espaço. De acordo com o Feng Shui, as cores devem ser sentidas e experimentadas pelos moradores, pois cada um de nós reage de forma diferente a uma determinada cor.

• Verde: escritório, vestíbulo de entrada e a sala de meditação.

• Encarnado e laranja: o uso excessivo destas duas cores pode fazer com que se sinta inquieto e agitado;

• Amarelo e castanho: espaços públicos e quartos compartilhados;

• Branco, prata, cinza: modernizam, clareiam e enriquecem os espaços;

• Azul-escuro e preto: aprofundam o sono, aliviam a agressividade e suavizam atritos. O preto é bom para a proteção e contemplação.


 7 - Água

A água é um símbolo de riqueza e um meio auxiliar muito importante no Feng Shui. Uma fonte ornamental com água em movimento tem a vantagem de produzir um som calmo e atrair prosperidade.


8 - Animais

Um animal de estimação tem uma influência muito positiva na nossa vida. As casas ficam todo o dia muito silenciosas e, por vezes, a energia tende a estagnar. Os cães e os gatos criam energia yang. Acredita-se que os gatos conseguem espantar espíritos maléficos e também “reciclam” a energia. Os cães conseguem trazer uma energia de companheirismo e de apoio para dentro de casa.


9 - Pedras

A utilização de pedras e seixos pesados simula a energia da terra da montanha. Por vezes, usa-se esta cura para equilibrar o efeito negativo das casas de banho em determinados setores. A colocação de um seixo grande debaixo da retrete empurra simbolicamente para baixo a má sorte criada pela casa de banho. Qualquer objeto grande e pesado, como uma estátua ou uma pedra, pode trazer quietude a uma área em que o Chi é muito rápido e convém abrandá-lo.


10 - Símbolos

No Feng Shui, a proteção simbólica constitui uma parte importante da sua prática. Existem vários símbolos para cada setor; assim, para a zona da entrada, é auspicioso o símbolo de três peixes. Pode colocar um quadro ou aquário. No setor das finanças e amigos prestáveis, pode colocar a imagem de um anjo ou moedas chinesas. No setor da família, coloque fotografias dos seus antepassados. No setor dos relacionamentos, ponha uma moldura com uma imagem de si e do(a) seu(sua) companheiro(a), num momento feliz. Também uma jarra com flores encarnadas ou rosas é um símbolo muito bom. No setor da fama, coloque o seu diploma ou uma fotografia sua. No setor da prosperidade, poderá colocar um aquário, objetos caros (joias) ou dinheiro.


Paula Margarido,  Uma casa organizada. Manuscrito

Sem comentários:

Enviar um comentário