quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Artigo Revista Flor de Lótus - nº 27 Julho e Agosto 2010

Escolha a melhor forma de viver!

Estamos a aproximar das férias, é tempo de fazer uma pausa, de retemperar energias e de fazer uma limpeza energética em nós próprios.

É a melhor altura de pensar no nosso bem-estar e escolher a melhor forma de viver...
Como planear umas férias inteiras em torno do bem-estar e tranquilidade?

Começa o calor e a vontade de escolher um local para passar uns dias merecidos de férias. O nosso país têm imensas opções turísticas, tanto no litoral como no interior.

Escolher apenas praia poderá ser uma opção limitada. O campo e o contacto com a natureza são extremamente importantes, especialmente se tiver crianças.


Há imensas praias “secretas”, praias com acessos de terra batida, entre falésias, onde irá encontrar sossego e tranquilidade.
Na praia passeie à beira-mar, de manhã bem cedo, quando o sol ainda está baixo. É revigorante receber a energia ascendente da manhã.
Aproveite para dormir mais. Durante o ano devíamos dormir pelo menos 7 horas. Infelizmente não conseguimos.
A aplicação das técnicas de Feng Shui no seu quarto de dormir é essencial para garantir um sono descansado.
É por esta razão que a localização e estilo do quarto, para além do posicionamento da cama, devem garantir que reuna condições de repouso, relaxamento e vitalidade.
Faça ou experimente meditação. Medite sobre quem é, sobre o que o define e faça uma lista de áreas que gostaria de melhorar. Anote os pontos importantes que surjam na sua mente.

Muitas das dores físicas são provocadas pelo excesso ou pela deficiências de energia chi numa área localizada. As técnicas de respiração, aliadas aos exercícios de imagens mentais positivas, irá ajudar o seu corpo a receber energia emocional positiva.
Poderá também experimentar Reiki, este processo equilibra e fomenta a corrente de chi, ajuda a eliminar alguns “bloqueios” e alinhar os “chakras”.
Em tempo de férias, se tiver oportunidade, experimente uma massagem. Existem imensas opções de escolha, desde as massagens com pedras quentes, massagens de som (com taças tibetanas), entre outras. Além do relaxamento que recebe, é ao mesmo tempo revigorante.

Pode encontrar spas em hotéis no litoral, como nas termas do interior que oferecem um pacote completo de relaxamento e saúde onde, para além dos tratamentos spas, não faltam as aulas de ioga e pilates, retiros espituais, refeições saudáveis, entre outras actividades zen. Há variadíssimas opções, com preços uns mais acessíveis do que outros, mas experimente um dia “diferente”.
Procure fazer uma alimentação mais saudável, logo pela manhã beba um sumo de laranja, para repor a vitamina C. Troque o pão tradicional pelo pão integral. Coma mais saladas e opte por sumos de fruta naturais e evite os refrigerantes.
Fazer refeições coloridas com frutas e vegetais, obtém uma variedade de antioxidantes, vitaminas e minerais.
A nossa dieta ajuda a determinar a quantidade e o tipo de chi que ingerimos através dos alimentos. Não é só o conteúdo energético dos alimentos que é importante, a forma como os ingerimos também o é.
Passeie no campo e aproveite o contacto com a natureza. Se tiver amigos ou familiares com casas de campo, visite-os, ou então escolha o destino das suas férias num turismo rural.

As crianças (especialmente) precisam do contacto com a terra, porque durante o ano estão em ambientes anti-sépticos e a ligação com a natureza irá melhorar o seu sistema imunitário.
Aproveite para estar com os amigos, para sair e dançar à noite. Um boa gargalhada faz milagres...
Aproveite para ler um livro e realize actividades que estimulem a mente e que fortaleçam as sua memória. Faça palavras-cruzadas ou “quebra-cabeças” com as suas crianças.
Procure actividades para as crianças, para elas se distraírem. Há várias opções, ateliers de expressão plásticas, os próprios museus tem actividades para os mais pequenos.
Fazer uma férias saudáveis e mais tranquilas, adquirirá benefícios tanto a nível físico como espiritual.

E como diz o filósofo Séneca:

"Escolha a melhor forma de viver e o hábito encarrega-se de torná-la agradável!"

Sem comentários:

Publicar um comentário