domingo, 18 de julho de 2010

Artigo Revista Flor de Lótus - nº 26 Maio 2010

Re-organizar, Re-avaliar, Realizar!
Com origem na China há pelo menos quatro mil anos, Feng Shui significa literalmente "vento e água".

É uma disciplina que estuda a influência do espaço no nosso bem-estar, a forma como os locais onde vivemos e trabalhamos se reflectem no modo como nos sentimos.
A energia existente das nossas casas é frequentemente um reflexo do nosso estilo de vida e estado de alma - é o nosso "espelho".
Através da sua análise será possível avaliar e propor as necessárias correcções, solucionando ou melhorando, problemas financeiros, de saúde, emocionais, ou profissionais.

O Feng Shui destina-se sobretudo a detectar e corrigir anomalias do fluxo energético das habitações ou espaços de trabalho.
Melhore a sua vida erradicando a confusão e o atravancamento e permitindo que a energia positiva flua pelo interior da casa.
Na Primavera devemos fazer uma boa limpeza em casa e também da mesma forma que afastamos as ninharias do nosso espaço, podemos limpar a nossa mente.

É a altura de reavaliar a nossa vida e de reorganizar.
Dê à mente e ao corpo uma hipótese de libertar as sensações negativas. Faça caminhadas, inicie um curso, participe em workshops.
A energia primaveril é uma excelente aliada. É a altura para avançar, para começar, para arriscar, para não hesitar. Mas para isso resultar temos que ter a casa “desimpedida” e desbloqueada...

Aconselho em casa a fazer uma boa limpeza geral.
Na cozinha limpe os armários e deite fora loiça lascada. Verifique a despensa, deite fora embalagens e frascos fora do prazo, retire utensílios que nunca utiliza, peças excedentes de loiça, coisas “que podem ser úteis”...
A cozinha é uma divisão muito importante, porque é aqui que é feita a preparação das refeições. A cozinha deve ser luminosa, limpa e seca, o que exercerá uma influência positiva na energia da casa.
Coloque plantas entre o fogão e o lava-loiças (no caso de estarem juntos no mesmo balcão) para harmonizar o fogo e a água.
Taças com fruta proporcionam um fluxo saudável de energia chi.
O que deve evitar: embalagens e frascos fora do prazo, caixas sem etiquetas no congelador, caixotes de lixo demasiado cheios.

Nas casas de banho mantenha o espaço arrumado e o mais limpo possível. Deve ter sempre a porta da casa de banho fechada e a tampa da sanita para baixo.
Verifique sempre se as torneiras estão em bom estado, se não estão a pingar.
O que deve evitar: balde de lixo cheio, frascos vazios, espelhos sujos, medicamentos dentro da casa de banho, óleos e perfumes não usados.

Nos quartos verifique o que pode fazer para desanuviar o ambiente. Pode pintar uma parede se achar necessário, comprar uma colcha nova ou uns cortinados mais alegres. Limpe o roupeiro, ofereça a instituições de caridade roupa e objectos que deixou de usar.
As pessoas passam cerca de seis a oito horas das vinte e quatro que perfazem o dia deitado na cama. É por esta razão que a localização e estilo do quarto, para além do posicionamentos da cama, devem garantir que reuna condições de repouso, relaxamento e vitalidade.
A cama ideal deve estar assente de maneira que haja espaço por baixo dela e que permita uma boa circulação de ar. Guardar caixas cheias de roupa, sapatos e objectos pode criar um chi estagnado e não é nada aconselhável.
Coloque fotografias do casal e não da família sobre a cómoda. Num quarto não deve colocar espelhos em frente à cama.
A iluminação deve ser suave e o equipamento eléctrico não é aconselhável (televisor, computador, rádios despertadores).
O que deve evitar: tralha debaixo da cama, roupeiros desarrumados e muito cheios.

Nos quartos das crianças este espaço tem de funcionar simultaneamente como local para dormir e para brincar ou estudar. É assustador o número de crianças que têm um televisor no próprio quarto, já que isso as isola da família e afecta negativamente as suas relações sociais. Além também da radiação electromagnética emitida pelos equipamentos eléctricos.
Facilmente os quartos das crianças ficam desarrumados, com brinquedos e outros objectos. Opte por estantes com possibilidade de arrumar os brinquedos em caixas. Aconselhe as crianças a manter o quarto arrumado e a mesa de estudo organizada.
O que deve evitar: livros que a criança nunca lê, brinquedos estragados, roupa ultrapassada, jogos e puzzles incompletos.

No escritório apague emails e organize e arquive os ficheiros do seu computador. Arquive papéis, opte por extractos digitais para não acumular tanto papel em sua casa.

Alterar a atmosfera da sua envolvente, mudando a cor e as imagens que a rodeiam, é o melhor antídoto contra a sensação de que a vida está a ficar demasiado difícil.
Coloque plantas por toda a casa, pois trazem “boa energia”. Areje sempre a casa e deixe entrar o sol.

Paula Margarido

Sem comentários:

Enviar um comentário