segunda-feira, 24 de maio de 2010

Quarto de Crianças - Feng Shui

Decorar um quarto de crianças tem a sua complexidade, porque muitas vezes o quarto tem de funcionar como local para dormir e espaço para brincar.
Por isso a versatilidade e harmonia são palavras chave na hora de decorar este compartimento.
O desafio aqui é conseguir tornar esta área divertida durante o dia e tranquila à noite. Quando um quarto é partilhado por duas crianças cada uma delas deve ter um espaço privativo que se sinta como seu. É assustador o número de crianças que têm um televisor no próprio quarto, já que isso as isola do resto da família e afecta negativamente as suas relações sociais com o resto da família. Além também da radiação electromagnética emitida pelos equipamentos eléctricos.

As localizações ideais são a Este e Sudeste, os quartos das crianças devem estar expostos à luz da manhã, para apanharem mais sol. Para as crianças com tendência a serem hiperactivas a localização melhor é o Oeste.
O Este e o Sudeste possuem a energia chi associadas ao crescimento e desenvolvimento harmonioso da criança. O Oeste possui uma energia chi mais calma, benéfica para uma noite de sono tranquila.

Alguns conselhos para equilibrar e harmonizar com aplicação das técnicas de Feng Shui para os ambientes dos quartos das crianças:

Mobiliário: escolha móveis com cantos arredondados e de madeira, a cama deve possuir cabeceira e estar encostada a uma parede. A posição da cama deve estar de modo que a criança veja quem entre no quarto. Evite prateleiras por cima da cama.
Não escolha beliches para as crianças, só se o quarto for muito pequeno. Opte por cama com gaveta.
No quarto a localização da cama é um dos factores mais importantes do Feng Shui. A localização ideal é a que quando a pessoa está deitada, consiga ver quem entra no quarto.
Evite encostar a mesa de estudo à parede, ou seja, a criança estar a estudar virada para a parede, poderá ficar desmotivada. Também estar de costas para a porta não é aconselhável. A secretária deve ter vista para a porta e estar organizada.

Iluminação: é necessária uma variedade de luzes, especialmente se o quarto for utilizado para diversas finalidades. Uma luz mais forte é aconselhada para as actividades de estudo e para as brincadeiras das crianças, além disso deve usar-se também luzes suaves.

Cortinados: os tecidos ajudam a abrandar a energia chi, mas os cortinados não deverão estar demasiado fechados, porque pode correr o risco da estagnação. Durante o dia abra as cortinas para o sol entrar.

Revestimento do chão: a madeira produz energia árvore e geralmente garante um fluxo harmonioso de energia chi no quarto. É aconselhável um tapete na zona da cama e mesa de estudo.

Organização: Facilmente os quartos das crianças ficam desarrumados, com brinquedos e outros objectos. Opte por estantes com possibilidade de arrumar os brinquedos em caixas. Incite as crianças a manter o quarto arrumado e a mesa de estudo organizada.

Ambiente: uma boa ventilação, iluminação e limpeza são fundamentais. Retire o computador e televisor dos quartos, a radiação magnética emitida por estes aparelhos é um factor a ter em conta. As cores das paredes devem ser suaves, as mais aconselhadas são azul claro, verde claro, rosa ou lilás. O encarnado não é aconselhável, por ser demasiado estimulante. Uma atmosfera de leveza e acolhimento no quarto ajuda a proporcionar um sono mais tranquilo e repousante.

Decoração: Escolha quadros com imagens positivas, também poderá emoldurar desenhos dos seus filhos. Fotografias com familiares, primos e amigos também são uma boa opção.
Prefira cores suaves para a decoração, como verde, lilás, azul, rosa, branco ou tons pastel. Mas é claro que o colorido dos brinquedos é bem-vindo, apenas recomendo cuidado com o encarnado, que pode causar agitação. As cores vivas especialmente o amarelo, laranja e o encarnado, são mais yang e por isso mais estimulantes. As cores suaves, como o azul e o verde são mais yin e mais tranquilas.
Por fim o quarto deve ser alegre, arejado e bem iluminado. E faça com que as crianças participem na escolha da decoração do quarto, pois os pequenos adoram...

A evitar:
- Portas abertas – mantenha a porta encostada durante a noite, assim abrandará o fluxo de energia, ajudando as crianças a adormecer.
- Camas com os pés virados para a porta , os chineses entendem essa posição como a posição “do caixão”.
- Cabeceiras por debaixo de janelas, nesta posição a energia chi é mais activa, podendo impedir uma boa noite de sono.
- tralha debaixo da cama, mantenha o espaço vazio para o chi fuir.
- brinquedos ultrapassados e estragados, livros que a criança nunca lê, roupas ultrapassadas, o quarto desarrumado e com muita mobília.


Na imagem superior temos um quarto com uma decoração muito bonita mas com alguns problemas...
Ao lado temos um quarto com disposição mais correcta e segundo os princípios do Feng Shui










Artigo publicado Portal Sapo Família:
http://familia.sapo.pt/artigos/actualidade/em_foco/1067346.html

Sem comentários:

Enviar um comentário