terça-feira, 6 de outubro de 2009

Dicas

Salas de Estar:
A sala de estar é um espaço central na vida familiar, funcionando provavelmente como a divisão que engloba várias actividades. É o local onde recebe os convidados e organiza festas, por outro lado é o espaço utilizado como local de descanso depois de um dia cansativo de trabalho ou para ler um livro, ver televisão ou ouvir música.
As salas de estar devem ser acolhedoras e o esquema de cores deve contribuir para essa finalidade. A proporção é também importante. A energia chi pode correr o risco de estagnar em compartimentos demasiado cheios de móveis. Se a sua sala é demasiado pequena, tente alargá-la, ligando-a a um dos compartimentos adjacentes.
Em algumas casas, principalmente nos apartamentos, a sala de estar tem incluída uma zona de refeições e/ou uma zona de escritório. Não esquecer que existe hoje uma "nova necessidade" de um espaço para o computador/internet que tem de ser pensado, porque é desaconselhavel nos quartos.
A luz solar reforça a energia chi e estimula o fluxo de energia por todo o compartimento. As posições ideais são a Sudeste, a Sul, a Sudoeste e a Oeste. O Sudeste é luminoso e energético, o Sul é preferível para a organização de festas, o Sudoeste é ideal para criar uma atmosfera calma e confortável e o Oeste é bom para receber convidados.

Algumas dicas para equilibrar e harmonizar os ambientes das salas:
Mobiliário: as salas de estar são espaços yin, o mobiliário deve ser colocado de modo a fomentar a sociabilidade e harmonia familiar. Para favorecer o descanso escolha assentos macios e arredondados (mais yin). Os sofás e cadeiras se possível não devem estar de costas para a porta e é preferível que fiquem encostados à parede. Se não for possível coloque por detrás deles um aparador ou uma estante para criar estabilidade. O mobiliário deve estar em harmonia com o tamanho e a forma da sala.
Iluminação: é necessária uma variedade de luzes, especialmente se a sala for utilizada para diversas finalidades. Uma luz mais forte é aconselhada para as actividades da família e para as brincadeiras das crianças, além disso deve usar-se também luzes suaves.

Televisores: a disposição do mobiliário da sala deve ser feita de modo que o televisor não seja o centro. Quando a TV se torna o ponto focal, em vez de uma simpática lareira, a família negligenciará a conversa e a comunicação.
Plantas: os efeitos negativos do equipamento eléctrico são minimizados pela presença de plantas naturais. Evite plantas pontiagudas (palmeiras e iúcas) que produzem chi cortante. Em salas pequenas será apropriado plantas arbustivas de folhas arredondadas.
Cortinados: os tecidos ajudam a abrandar a energia chi, mas os cortinados não deverão estar demasiado fechados, porque pode correr o risco da estagnação da energia.
Revestimento do chão: a madeira produz energia árvore e geralmente garante um fluxo harmonioso de energia chi na sala. Um tapete na zona dos sofás convida ao conforto.
Decoração: a sala reflecte a personalidade dos residentes da casa, é aconselhável colocar livros, fotografias, quadros que revelem o gosto e interesses. Escolha temáticas alegres e positivas.
A decoração pode ser mais confortável (mais yin) como na imagem superior ou mais minimalista (mais yang) como na segunda imagem.


A evitar: a sala desarrumada e com excesso de objectos decorativos e peças de mobiliário para evitar a estagnação e para que a energia chi flua mais livremente, cortinados com tecidos pesados.


Feng Shui - quartos de crianças:
Nos quartos das crianças interagem actividades tão diferentes como dormir, brincar e estudar. Por isso a versatilidade e harmonia são palavras chave na hora de decorar este compartimento.

Aqui vão algumas dicas:
Organização - o quarto deve estar divido em três áreas distintas.
Móveis - escolha móveis com cantos arredondados, a cama deve possui cabeceira e estar encostada a uma parede. A posição da cama deve estar de modo que a criança veja quem entre no quarto. Evite prateleiras por cima da cama e os beliches.
A secretaria deve ter vista para a porta e estar organizada.
Ambiente: uma boa ventilação, iluminação e limpeza são fundamentais. Retire o computador e televisor dos quartos, a radiação magnética emitida por estes aparelhos é um factor a ter em conta. As cores das paredes devem ser suaves, as mais aconselhadas são azul claro, verde claro, rosa ou lilás. O encarnado não é aconselhável, por ser demasiado estimulante. Uma atmosfera de leveza e acolhimento no quarto ajuda a proporcionar um sono mais tranquilo e repousante.

A evitar: brinquedos ultrapassados e estragados, livros que a criança nunca lê, roupas ultrapassadas, o quarto desarrumado e com muita mobília.
Imagens originais em:

2 comentários:

  1. OLA! GOSTEI DO BLOG, DAS DOAS DICAS, POIS A CASA É UM TEMPLO, ONDE VIVEMOS UM PLENO AMOR, aBRAÇO.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada.
    Este blog pretende ser uma partilha de "como usar o Feng Shui"...
    O Feng Shui pode maximizar as energias da nossa casa. Com a iluminação, uso de plantas, cor e alguma sensiblilidade/intuição podemos equilibrar os nossos espaços.

    ResponderEliminar