terça-feira, 28 de abril de 2015

Entrevista para o Blog Mini-mi

Aqui está a entrevista que dei à Andréa Schaefer,
" O QUE A ESPECIALISTA DE FENG SHUI NOS PODE ENSINAR SOBRE ORGANIZAÇÃO DO QUARTO PARA OS MINIS

A organização do quarto dos minis é sempre um desafio. Como fiquei fã da aplicação do Feng Shui lembrei-me de unir o útil ao agradável e desafiei a especialista e consultora, Arq. Paula Margarido da Link to Balance.

Conheci o trabalho da Paula numa altura em que estava a mudar de escritório e tinha que fazer o máximo aproveitamento de espaço porque a equipa estava a crescer. Realmente ficamos com a sala mais cool de sempre. Recordo-me de vê-la fazer o levantamento do espaço com uma bússola. Fiquei fascinada com o rigor e depois com o resultado.

Como os nossos filhos podem beneficiar com o Feng Shui?
O Feng Shui pode contribuir sensivelmente para a melhoria da nossa saúde, felicidade e prosperidade pessoal ao optimizar a energia positiva e harmonia em casa. Com as técnicas milenares do Feng Shui os nossos filhos e nós próprios conseguimos um melhor bem-estar e equilíbrio nas nossas casas, nomeadamente nos espaços onde estamos mais tempo, nos quartos e salas.

Qual o erro mais recorrente que vês acontecer num quarto de crianças?
Quartos em que as crianças estão a dormir em beliches, ou então, as crianças estão com as cabeceiras das camas viradas para a porta, ou seja, não conseguem ver quem entra no quarto.
Outra situação que encontro, são as crianças estudarem de frente para uma parede, ou seja, a secretária está encostada à parede. A criança fica desmotivada, pois tem a sensação de estar de castigo.





Tu costumas usar uma expressão que é DESTRALHAR. Qual a sua definição e porque aplicá-la?
Destralhar é remover tralha e objectos ultrapassados que já não têm utilidade na nossa casa. Uma casa com tralha facilmente a sua energia fica estagnada e a própria pessoa sente bloqueios na sua vida. Com o consumismo da actualidade as pessoas vão ao longo do tempo acumulando nas suas casas (objectos, roupas). E eu ensino nos workshops uma dica “ compro uma peça nova e sai uma peça velha”.

Quais as principais questões quando estamos a organizar um quarto de criança que são aconselhadas fazer?
Decorar um quarto de crianças tem a sua complexidade, porque muitas vezes o quarto tem de funcionar como local para dormir e espaço para brincar.
Por isso a versatilidade e harmonia são palavras-chave na hora de decorar este compartimento. O desafio aqui é conseguir tornar esta área divertida durante o dia e tranquila à noite. Quando um quarto é partilhado por duas crianças cada uma delas deve ter um espaço privativo que se sinta como seu.





Qual é a forma mais adequada de guardar os brinquedos?
Facilmente os quartos das crianças ficam desarrumados, com brinquedos e outros objectos. Opte por estantes com possibilidade de arrumar os brinquedos em caixas. Incite as crianças a manter o quarto arrumado e a mesa de estudo organizada.
Eu aconselho arrumarem os brinquedos em caixas e que estejam à mão. Essas caixas poderão ficar em estantes ou em baús.



As prateleiras são um bom apoio para guardar brinquedos, livros etc. Quais são os locais mais aconselhados para ter as prateleiras?
Arrumarem os livros em prateleiras, mas essas devem estar longe da zona de dormir. Eu aconselho sempre que não haja prateleiras por cima da cama.





Que dicas darias para arrumação de um armário de criança?
Organizar as roupas por cores e tamanhos tal como no nosso próprio armário. Outro conselho que dou aos pais que me pedem para fazer consultoria de Feng Shui nas suas casas, é fazerem conjuntos pré definidos, por exemplo – calças/camisa/camisola e assim é mais fácil vestir as nossas crianças de manhã. Poupa-se tempo e o armário está sempre organizado.




É aconselhado existir televisão nos quartos?
Não, é assustador o número de crianças que têm um televisor no próprio quarto, já que isso as isola do resto da família e afecta negativamente as suas relações sociais com o resto da família. Além da radiação electromagnética emitida pelos equipamentos eléctricos não é favorável para as crianças ou adultos.

Que cores são as melhores para aplicar nas paredes, roupa de cama e tapetes?
As cores das paredes devem ser suaves, as mais aconselhadas são azul claro, verde-claro, rosa ou lilás. O encarnado não é aconselhável, por ser demasiado estimulante. Uma atmosfera de leveza e acolhimento no quarto ajuda a proporcionar um sono mais tranquilo e repousante.
Utilizo as cores mais fortes para alguns apontamentos, como almofadas ou tapete. Deve haver um equilíbrio estético, pois as crianças são muito sensíveis.
A decoração de quartos de crianças com Feng Shui faz toda a diferença e é dos trabalhos mais gosto de fazer e muito solicitado por pais que tem filhos com problemas de sono e hiperactividade.

Quais as soluções mais práticas para os pais que tem pouca arrumação no quarto dos seus minis?
Quando há pouca arrumação ou o quarto é pequeno o segredo é não ter excesso de brinquedos e de móveis. Organizar bem o quarto, com a disposição correcta dos móveis e o Feng Shui dá instruções bem claras para uma melhor fluidez da energia.

Qual a tua opinião sobre o blog dos Mini-Mi?
É um blog muito interessante, cheio de bom gosto. Adoro as sugestões de roupas para crianças e as fotos são fantásticas. Parabéns Andréa!

Sem comentários:

Enviar um comentário