quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Artigo publicado no Archready


Actualmente, o Feng Shui está cada vez mais conhecido e reconhecido por um grande número de pessoas. Tenho observado esta evolução desde de 2007, o ano em que comecei a estudar Feng Shui.

É impressionante a mudança que um estudo de Feng Shui imprime na realidade das vidas das pessoas. A sua aplicação prática nas áreas do design de interiores e da arquitectura são bastante procuradas tanto por particulares como por empresas.

O Feng Shui estuda os espaços e sua interacção com a energia das pessoas que lá vivem e esta Arte milenar chinesa sugere soluções para melhorar e harmonizar o ambiente.

Não é uma arte para ser entendia por dicas, cada caso é um caso, tem alguma complexidade e deve ser orientada por consultores especializados e com experiência.
magine que está numa das situações em baixo descritas:
  1. Precisa de encontrar o local certo para o seu negócio
  2. Sente estagnação ou perda de rentabilidade no seu negócio
  3. Quer vender a sua casa ou quer comprar ou alugar uma casa nova
  4. Necessita de ajuda para um projecto de decoração de interiores com a aplicação das técnicas de Feng Shui
  5. Está numa fase de fim de ciclo da sua vida
  6. Sente que precisa de melhorar a energia da sua casa ou escritório

Numa consulta de Feng Shui podemos responder às situações:
1. Com a ajuda do Feng Shui podemos identificar quais os espaços mais prósperos, o consultor pode recorrer à escola da Forma, Feng Shui Contemporâneo e ou Feng Shui Clássico. Os chineses por exemplo recorrem sempre a um consultor para instalar o seu negócio.
2. A energia Metal que identificamos e associamos aos negócios e finanças por vezes estagna e fica enfraquecida. Um bom consultor detecta essa energia no imóvel e dará bons conselhos e sugestões para aumentar e incentivar a energia do dinheiro. A organização de uma empresa, os melhores lugares para cada colaborador, o gabinete do director e assistentes e a sala de reuniões são analisados com pormenor e cuidado.

3. O Feng Shui ajuda a vender a sua casa, mas primeiro é preciso “curar” a casa que habita actualmente para atrair uma casa melhor. Ao melhorar o ambiente da sua casa, limpar e organizar irá atrair bons compradores. Outros factores também são importantes na altura de comprar uma casa, tais como: a envolvente, a estrutura, a organização da planta, os pormenores construtivos ou se existem linhas de água subterrâneas. Uma situação que se deve evitar é dormir num quarto em que haja linhas de águas subterrâneas, pois é prejudicial para a saúde. Com o auxílio de varetas ou com o loupan (bússola chinesa) é possível detectar a existência de águas subterrâneas.
4. São vários os clientes que hoje em dia procuram no Feng Shui um auxílio na decoração da sua casa. Os compartimentos mais usados, como o quarto do casal, o quarto das crianças e a sala, são trabalhados e decorados com equilíbrio e harmonia. A orientação das camas e secretárias, o posicionamento dos móveis, as cores, os padrões são estudados ao pormenor e o resultado final é fantástico. A comparação das fotografias do “antes e depois” é impressionante. O Feng Shui Contemporâneo é neste aspecto o mais usado, seguindo a análise das 8 direcções. A forma da planta da sua casa e a posição das janelas e portas mostram-lhe qual dos oito tipos de energia predomina na sua casa e qual é que tem maior probabilidade de o influenciar. A exposição solar tem uma grande importância na energia da sua casa. Se houver insuficiência de algumas energias, isso poderá afectar a sua vida. Por exemplo, se não houver Este na sua planta, pode haver falta de confiança, auto-estima e ambição, e ter mais dificuldade em iniciar novos projectos.

5. Por vezes sentimos que estamos a concluir um ciclo, por exemplo, um despedimento, uma separação e queremos fazer o chamado “desapego” e limpar o passado, para iniciarmos um novo ciclo. Aqui o Feng Shui ajuda-o a estabelecer metas e criar prioridades. Esta consultoria é também uma sessão de aconselhamento e coaching. No relatório estão incluídas recomendações a nível alimentar (através da macrobiótica) de acordo com o diagnóstico visual. São também dados conselhos de live coaching para melhorar e equilibrar o dia-a-dia, nomeadamente exercício físico, meditação e contacto com a natureza. A simbiose da cura na casa com o Feng Shui e o reequilíbrio energético do corpo (com coaching e alimentação equilibrada) têm um resultado mais rápido e transformador. Mudar o padrão vibratório e energético é fundamental para melhorar a vida de uma pessoa, dando energia e equilíbrio para iniciar um novo ciclo.
6. Por vezes sentimos qualquer coisa que não está bem, que as pessoas mais sensíveis identificam como bloqueio energético. Um consultor de Feng Shui poderá ajudar a identificar as situações menos positivas, que podem ser a nível de stress geopático, águas subterrâneas, energias subtis deixadas pelos anteriores proprietários. O Space Clearing ajuda a desbloquear e a limpar essas energias mais estagnadas. As paredes dos espaços absorvem todo o tipo de energias, uma discussão, uma morte, uma doença, ficam registados e é necessário remover essa energia estagnada.


O Feng Shui mostra-nos como obter transformações rápidas através de uso de plantas, da iluminação e da cor. Também revela como se pode tirar maior partido da nossa casa, maximizar as energias positivas e vivê-la com harmonia e tranquilidade.

Paula Margarido
Arquitecta e Consultora de Feng Shui
Ver mais: link: http://pt.archready.com/articles/articledetail/beneficios-do-feng-shui



Sem comentários:

Enviar um comentário