segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Artigo Revista Flor de Lótus nº 35 Setembro/Outubro 2011

Salas de Estar

A sala de estar é um espaço central na vida familiar, funcionando provavelmente como a divisão que engloba várias actividades. É o local onde recebe os convidados e organiza festas, por outro lado é o espaço utilizado como local de descanso depois de um dia cansativo de trabalho ou para ler um livro, ver televisão ou ouvir música.

As salas de estar devem ser acolhedoras e o esquema de cores deve contribuir para essa finalidade. A proporção é também importante. A energia chi pode correr o risco de estagnar em compartimentos demasiado cheios de móveis. Se a sua sala é demasiado pequena, tente alargá-la, ligando-a a um dos compartimentos adjacentes.

Em algumas casas, principalmente nos apartamentos, a sala de estar tem incluída uma zona de refeições e/ou uma zona de escritório. Não esquecer que existe hoje uma “nova necessidade” de um espaço para o computador/internet que tem de ser pensado, porque é desaconselhavel nos quartos.
Conserve as salas bem arejadas e deixe que apanhem a maior quantidade de luz natural.
A luz solar reforça a energia chi e estimula o fluxo de energia por todo o compartimento. As localizações ideais são a Sudeste, a Sul, a Sudoeste e a Oeste. O Sudeste é luminoso e energético, o Sul é preferível para a organização de festas, o Sudoeste é ideal para criar uma atmosfera calma e confortável e o Oeste é bom para receber convidados.

Decoração para localizações favoráveis:
Salas a Sudeste – decore com peças em madeira, tons verdes ou azuis.
Salas a Sul – utilize tonalidades suaves de púrpura ou vermelho nas almofadas ou tapete.
Salas a Sudoeste – ideal para sala de estar familiar, use cores terra, amarelo ou castanho.
Salas a Oeste – decore com tons de vermelho ferrugem e rosa, com toques de cinza.

Decoração para localizações desfavoráveis:
O Norte e o Nordeste são localizações mais desfavoráveis para uma sala de estar, sendo respectivamente demasiado calmas ou demasiado frias. O Este e o Noroeste são melhores, embora a primeira tenha uma atmosfera demasiado estimulante e a segunda demasiado formal. As desvantagens podem ser suavizadas através de uma escolha cuidadosa da decoração e mobiliário.

Salas a Norte – estimule o ambiente e utilize alguns tons vivos de vermelho e castanho e peças de metal e de vidro.
Salas a Nordeste – decore com texturas baças, tapetes, tons pasteis.
Salas a Noroeste – estimule a energia utilizando tons amarelos e castanho, acrescente peças de metal (cobre ou inox).
Salas a Este – “acalme” a energia chi ascendente utilizando tonalidades de pastel e verde.
Algumas dicas para equilibrar e harmonizar os ambientes das salas:

Mobiliário: as salas de estar são espaços yin o mobiliário deve ser colocado de modo a fomentar a sociabilidade e harmonia familiar. Para favorecer o descanso escolha assentos macios e arredondados (mais yin). Os sofás e cadeiras se possível não devem estar de costas para a porta e é preferível que fiquem encostados à parede. Se não for possível coloque por detrás deles um aparador ou uma estante para criar estabilidade. O mobiliário deve estar em harmonia com o tamanho e a forma da sala.

Iluminação: é necessária uma variedade de luzes, especialmente se a sala for utilizada para diversas finalidades. Uma luz mais forte é aconselhada para as actividades da família e para as brincadeiras das crianças, além disso deve usar-se também luzes suaves.
Televisores: a disposição do mobiliário da sala deve ser feita de modo que o televisor não seja o centro. Quando a TV se torna o ponto focal, em vez de uma simpática lareira, a família negligenciará a conversa e a comunicação.

Plantas: os efeitos negativos do equipamento eléctrico são minimizados pela presença de plantas naturais. Evite plantas pontiagudas ( palmeiras e iúcas) que produzem chi cortante. Em salas pequenas será apropriado plantas arbustivas de folhas arredondadas.

Cortinados: os tecidos ajudam a abrandar a energia chi, mas os cortinados não deverão estar demasiado fechados, porque pode correr o risco da estagnação.
Revestimento do chão: a madeira produz energia árvore e geralmente garante um fluxo harmonioso de energia chi na sala. Um tapete na zona dos sofás convida ao conforto.

Decoração: a sala reflecte a personalidade dos residentes da casa, é interessante colocar livros, discos, fotografias da família e amigos, quadros expostos que revelem o gosto e interesses.
As imagens e objectos decorativos devem ser alegres e reflectir temas agradáveis e harmoniosos.
A decoração pode ser mais confortável (mais yin) mais minimalista (mais yang).
Se o nosso trabalho for agitado, a nossa sala reflectirá um desejo de “porto de abrigo” sossegado. As pessoas que vivem sozinhas deveriam, contudo, fazer com a sala reflectisse o seu desejo de companhia e retirar todas as imagens de conteúdo individual – como quadros representando uma figura isolada.

A evitar: sala desarrumada e com excesso de objectos decorativos e grandes peças de mobiliário, cortinados com tecidos pesados, cinzeiros cheios, revistas e jornais desactualizados.

artigo publicado no Sapo Mulher:

Sem comentários:

Enviar um comentário