quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Artigo Feng Shui Flor de Lótus nº 34 - Julho e Agosto 2011


Há cozinhas ideais? Como harmonizá-las com o Feng Shui?

Em conversa com uma cliente, sobre um projecto que tenho estado a fazer de uma moradia, a senhora perguntava-me “… mas existem locais ideais para as cozinhas e salas no Feng Shui?
Eu respondi, “ sim há, no seu caso temos o privilégio de começar o projecto do zero e tentar que todos os compartimentos se situam nas melhores localizações.”
Depois continuei “ o Feng Shui apresenta-nos diversas possibilidades de dividir os compartimentos da sua casa de modo a obter um fluxo de energia que lhe é propício.”

Então podemos distribuir os vários compartimentos da seguinte forma:
- Norte: sala de televisão, quarto de dormir
- Nordeste: quarto de brinquedos ou de estudo
- Este: cozinha, escritório, sala de jantar, quarto de crianças ou de brincar, casa de banho
- Sudeste: cozinha, escritório, sala de estar, sala de jantar, quarto de dormir, casa de banho.
- Sul: vestíbulo, escritório, sala de estar
- Sudoeste: sala de estar, zona de lazer,
- Oeste: quarto de dormir, sala de estar/sala de jantar
- Noroeste: quarto de dormir, sala de jantar, escritório

A cozinha é uma divisão muito importante, é essencial que seja funcional e harmoniosa para que nos sintamos bem, pois é aqui que se armazena e se prepara a comida e onde se tomam as refeições. Paralelamente à sala de estar, é o local ao qual se deve prestar maior atenção.
A cozinha deve ser bem iluminada, arejada, limpa e onde haja ordem, de modo a sentirmos-nos o melhor possível.
As bancadas de trabalho deverão ter os cantos e as faces laterais arredondadas para evitar um chi cortante. As facas devem ser guardadas fora da vista, numa gaveta.

A organização e as superfícies livres das bancadas proporcionam a necessária liberdade de movimentos, tão importante na preparação da comida.
Também sabemos que quanto melhor for interacção entre o fogão, lava loiças e frigorífico, certas tarefas podem ser mais rápidas e fáceis.
A cozinha reúne dois tipos de energia – fogo e água, além de serem elementos opostos, é importante que se planeie com cuidado a colocação do fogão e do lava loiça. Idealmente as máquinas de lavar loiça, o frigorífico e a máquina de lavar a roupa não devem ficar colocadas perto do fogão, para evitar o conflito de energias. Tenha a atenção em colocar o fogão num local em que, ao cozinhar não fique de costas para a porta e que lhe permita visualizar a totalidade do espaço.
O revestimento da cozinha – azulejos ou pedras, também é um factor a considerar na altura do projecto da nova cozinha. Opte por cores claras, suaves para criar um ambiente agradável.
Existem no mercado imensas opções (materiais) para revestir a sua cozinha e inúmeros equipamentos e modelos de cozinha.

Conselhos:
Em cozinhas em que o fogão e o lava loiça estão juntos no mesmo balcão, deverá colocar um vaso com plantas entre os dois equipamentos para harmonizar o fogo e a água.
Há a tendência de armazenar demasiadas coisas na cozinha – frascos velhos, acessórios que nunca usa, peças excedentes de loiça. Se examinarmos racionalmente o conteúdo dos armários, seremos provavelmente levados a deitar fora ou a arrumar melhor as coisas, o que nos dará mais espaço e permitará que o chi flua.
Coloque na mesa ou bancada taças com fruta, pois oferecem um fluxo saudável de energia chi.
Na medida do possível, o caixote do lixo doméstico  e do lixo reciclável devem ter sempre tampa e estarem guardados dentro do armário por baixo do lava-loiça.

O que deve evitar: fruta e legumes podres, embalagens e frascos fora do prazo, caixas sem etiquetas no congelador, utensílios que nunca utiliza, caixotes de lixo demasiado cheios, coisas “que podem ser úteis”.

A localização da cozinha, na medida do possível, deve ficar situada na zona este ou sudeste da casa. A energia Árvore dominante desta direcção harmoniza o fogo (do fogão) e a água (lava loiça).
A luz do sol de manhã aquece a cozinha e proporciona um bom ambiente para os pequenos almoços.

Na imagem em cima temos um bom exemplo de uma cozinha:
Localizada a este da casa, está organizada, com boa luz e com boa ventilação.
A escolha dos materiais foi cuidada – a cor dos armários a verde claro, revestimento do pavimento a madeira – materiais e cores relacionados com o elemento Árvore – que harmoniza o fogo e a água da cozinha. O fogão numa ilha permite voltar-se para a divisão enquanto cozinha e observar as janelas e portas.

Quando temos a cozinha noutras localizações menos favoráveis e não podemos alterar, podemos corrigir e harmonizar a cozinha com revestimentos, cores ou acessórios.
- a cozinha a norte devemos colocar energia árvore – cores verde ou azul, nos revestimentos e decoração e colocar plantas – para drenar o excesso de água e harmonizá-la com o fogo.
- a nordeste deve adicionar objectos em metal (inox) para harmonizar a energia da terra e água. Para revestimento pode usar pedras naturais.
- a sul poderá usar plantas para harmonizar a energia água e fogo. É aconselhável também escolher para a decoração vasos e potes de porcelana e escolher cerâmicos para os revestimentos (cores terra), para drenar o excesso de fogo (sul).
- a sudoeste poderá escolher para a decoração objectos em metal para harmonizar a energia da terra e água, para revestimento usar pedras ou cerâmicos cor branco, ou cinza.
- a oeste e noroeste deverá escolher para a decoração elementos de energia terra – potes em porcelana e decoração com objectos em inox, para revestimento usar pedras ou cerâmicos cor branco, laranja ou amarelo.



Sem comentários:

Publicar um comentário