segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Artigo Revista Flor de Lótus - nº 28 Setembro 2010

De Volta!
O mês de Setembro é o mês de regresso a casa depois das férias. Voltamos a retomar as tarefas diárias e à rotina.
Mas também podemos fazer algumas melhorias na nossa casa, podemos alterar a decoração ou melhorar o espaço de estudo dos nossos filhos. Com poucas peças, alguns acessórios e cor, conseguimos mudar e melhorar o ambiente.

Feng Shui destina-se sobretudo a detectar e corrigir anomalias do fluxo energético das habitações ou espaços de trabalho.
Com o auxílio das técnicas de Feng Shui podemos equilibrar e harmonizar os ambientes dos quartos das crianças e adolescentes.
Uma atmosfera de leveza e acolhimento no quarto ajuda a proporcionar um sono mais tranquilo e repousante.
Nos quartos das crianças interagem actividades tão diferentes como dormir, brincar e estudar. Por isso a versatilidade e harmonia são palavras chave na hora de decorar este compartimento.
Aqui vão alguns conselhos:

Organização - o quarto deve estar divido em três áreas distintas: dormir, brincar e estudar.
cama deve possui cabeceira e estar encostada a uma parede. A posição da cama deve estar de modo que a criança veja quem entre no quarto. Evite prateleiras por cima da cama.
Só aconselho beliches no caso de o quarto ser muito pequeno, ou então opte por cama com gaveta. No caso do quarto ser partilhado por duas crianças é preferível ter as camas lado a lado, com as cabeceiras das camas encostadas à parede. E se possível escolha móveis com cantos arredondados.

secretária deve ter vista para a porta e estar organizada. Evite encostar a mesa de estudo à parede, ou seja, deve evitar que a criança estude virada para a parede, pois poderá ficar desmotivada. Também estar de costas para a porta não é aconselhável.

No início de Setembro como os dias ainda estão secos poderá pintar o quarto dos seus filhos. As cores das paredes devem ser suaves, as mais aconselhadas são azul claro, verde claro, rosa ou lilás. O encarnado não é aconselhável, por ser demasiado estimulante.
A parede pintada com uma cor suave, com quadros alegres, uma carpete fofinha, é possível criar uma atmosfera suave e harmoniosa. Lembre-se que as cores luminosas num quarto ou canto para brincar promovem a criatividade.

Melhore o ambiente, não se esqueça, uma boa ventilação, iluminação e limpeza são fundamentais.
Retire o computador e televisor dos quartos, a radiação magnética emitida por estes aparelhos é um factor a ter em conta.
É assustador o número de crianças que têm um televisor no próprio quarto, já que isso as isola da família e afecta negativamente as suas relações sociais.
Nas várias consultas de Feng Shui que eu faço, é raro encontrar um quarto sem televisor…

Poderá partilhar o seu escritório (se tiver em sua casa) com as suas crianças. Tente que o computador ou portátil esteja apenas no escritório ou sala, para as crianças e os adolescentes não se isolem nos seus quartos. E quanto mais cedo fizer esta opção melhor será…
A mesa de estudo também poderá ser partilhada por adultos e crianças.
Já pensou porque as crianças gostam de fazer os trabalhos de casa na mesa da cozinha ou da sala? Porque nos quartos estão a estudar virados para a parede e sozinhas…

Analise o roupeiro do quarto dos seus filhos, faça uma revisão das roupas de Verão e de Inverno. Lave e arrume as roupas de Verão. Faça uma lista de roupas que as suas crianças necessitam para o próximo Inverno: camisolas, camisas, calças, saias.
Poderá emprestar às suas amigas, roupas dos seus filhos, será sempre bem recebida esta oferta e nos dias que correm é uma ajuda preciosa. As instituições de caridade também são uma boa ideia para entregar as roupas ultrapassadas das suas crianças.

Faça uma escolha de brinquedoslivros e material escolar das crianças. Arquive em caixas os livros do ano electivo anterior e prepare o novo ano escolar. Organize os livros nas estantes e retire os livros que os seus filhos já não lêem. Deixe sempre espaço nas prateleiras e nos roupeiros; é uma boa regra do Feng Shui, “deixar espaço para as coisas novas”.

Compre caixas de arrumação, existem em várias lojas grande oferta e com cores alegres. Assim não há desculpa de não ter espaço para arquivar e organizar material escolar ou brinquedos.
Aconselhe as crianças a manter o quarto arrumado e a mesa de estudo organizada.

O mês de Setembro é também o momento certo para decorar o seu escritório e criar uma zona de estudo agradável. Há imensos acessórios (caixas de arquivo, pastas) que garantem arrumação e organização. Se achar necessário compre uma nova estante e arrume os seus arquivos e albuns de fotos nas prateleiras de baixo (passado), nas prateleiras de cima organize os seus livros e molduras com fotos da família.

Se tiver oportunidade faça ementas para a família, para cada semana, com organização e harmonia, terá mais tempo para si!

2 comentários:

  1. O Fung Soi (eu digo em Cantonense) consiste na harmonia dos elementos..
    A harmonia dos espaços tem, na minha opinião, três vértices:

    . Funcionalidade
    . Optimização
    . Arrumação (esta agora muito em desuso)

    No artigo da Paula está lá tudo..
    Mas retenha-se alguns pontos relativos à saúde, nomeadamente as televisões e computadores que provocam campos magnéticos.
    Lembremo-nos do velho ditado: «ano novo, vida nova»! Assim, nada melhor que, com um pouco de imaginação e pouco dinheiro, alterar a disposição dos móveis e decoração dos quartos dos nossos filhos.

    Bom Fung Soi!

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo Abel. Obrigada pelas suas palavras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar