segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Consultas Feng Shui


O QUE É UMA CONSULTA DE FENG SHUI?

A consulta inclui duas visitas ao local. A primeira visita destina-se à análise do ambiente, interno e situação geográfica e urbana; medição com a bússola chinesa (luo-pan) a direcção da construção em relação ao Norte Magnético; determinação do centro da habitação, frente e dorso e também, a observação do mobiliário existente. Nesta visita será feita, uma entrevista com os residentes, onde serão identificados eventuais situações menos favoráveis . Para a análise, é necessário obter uma planta do edifício ou da fraçcão. Poder-se-á efectuar separadamente o levantamento e desenho da planta. Deverá ser fornecida a data de nascimento dos moradores, ou utilizadores do espaço.


A segunda visita destina-se à entrega do relatório e explicação das recomendações. O resultado da análise é apresentado em relatório contendo a descrição dos potenciais de cada ambiente e as "curas" necessárias, incluindo uma planta com a sectorização (segundo a Escola das 8 Direcções) e as eventuais sugestões para a resolução ou melhoria das questões identificadas . Com essas recomendações pretende-se obter os ambientes mais adequados para cada tipo de actividade; posição dos móveis; cores, formas e materiais adequados a cada espaço e eventualmente, sugestões de objectos específicos para determinados locais.


Consultas – segundo a Escola das 8 direcções:

O design de interiores segundo a Escola das 8 direcções, parte do princípio de adequar a casa às necessidades dos seus habitantes. Os princípios que se utiliza para decorar uma habitação, escritório ou espaço comercial está antes de tudo subjacente ao yin-yang e às cinco transformações.
A metodologia para análise de uma habitação é a seguinte:
1 - Diagnóstico
Fazer o diagnóstico geral da casa e seus habitantes. Analisar astrologia do Ki das 9 estrelas de cada um.
2 - Cálculo
Desenhar a planta, achar o centro da habitação, determinar o Norte magnético e marcar os sectores de acordo com os pontos cardeais.
3 - Análise
As características do centro da habitação, falhas ou extensões, posição dos compartimentos segundo os sectores, localização da porta de entrada, orientação das camas e secretárias. A grelha das 8 direcções é utilizada para determinar o padrão de energia chi existente na habitação. As características astrológicas (ki 9 estrelas) dos habitantes e a forma como os habitantes interagem também é estudado.
4 - Ajustamentos e correcções
Procede-se às correcções e serão dadas sugestões tendo em vista os objectivos do cliente.

Consulta – Quarto de Crianças:

A mãe de duas crianças pediu-me um conselho, lamentou-se que os filhos dormiam mal e tinham dificuldades em concentrar-se.
O quarto das crianças tinha um beliche de frente para a porta e a mesa de estudo estava de frente para a janela, estando as crianças ao estudar de costas para a porta. É uma situação desfavorável segundo o Feng Shui (Escola da Forma), devemos evitar deitarmos-nos entre uma porta e uma janela ou com os pés voltados para a porta e a mesa de estudo deverá estar numa posição de modo que a criança veja quem entra no quarto. A cliente também pediu uma proposta de decoração com aplicação das técnicas de Feng Shui. O quarto está situado na zona Este do apartamento.

A decoração do quarto foi escolhida de modo a estimular a energia Árvore, muito benéfica para as crianças. A energia Árvore está ligada às formas rectangulares, compridas e esguias, à cor verde e azul e a materiais tais como a madeira.
Optou-se por camas separadas (ver imagem em baixo); as camas em beliche só devem ser usadas se não houver outra alternativa, porque pode provocar stress nas crianças. As cobertas das camas e das cortinas (em rolo) são de um tecido às riscas azuis e verdes para activar a energia Árvore. O revestimento do chão já era em madeira (felizmente). As camas foram encostadas à parede Norte – que é uma posição calma e tranquila (aconselhada para quem tem dificuldade em dormir). A parede Norte foi pintada de tons de azul claro e colocada uma imagem que activasse a energia Água (um surfista no mar): são cores suaves, mais yin e repousantes.A mesa de estudo foi colocada junto à janela mas virada para Norte. Esta posição/ orientação ajuda as crianças a concentrar-se nos estudos. Na parede Sul foram colocados vários quadros e fotografias das crianças com cores alegres, mais yang e por isso mais estimulantes.

Há que estabelecer um equilíbrio entre a necessidade de estimulação saudável e fornecer um ambiente calmo e tranquilo próprio para um sono descansado.
Nota:Facilmente os quartos das crianças ficam desarrumados, com brinquedos e outros objectos.

Opte por estantes com possibilidade de arrumar os brinquedos em caixas (ver exemplo). Incite as crianças a manter o quarto arrumado e a mesa de estudo organizada.

Por fim o quarto deve ser alegre, arejado e bem iluminado. Prefira cores suaves como verde, lilás, azul, rosa, branco ou tons pastel. Mas é claro que o colorido dos brinquedos é bem-vindo, apenas recomendo cuidado com o vermelho, que pode causar agitação. E faça com que as crianças participem na escolha da decoração do quarto, pois os pequenos adoram...

1 comentário:

  1. Gostei muito de saber...

    Visite quando quiser a nossa NAVE AZUL em:

    http://nave-azul.blogspot.com

    Abraço de LUZ...

    ResponderEliminar