quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Artigo Revista Flor de Lótus - nº 29 Novembro 2010

Feng Shui e o espírito de Natal


Estamos a aproximar do Natal, é tempo de muita correria, stress e filas em todo o lado. Mas nada como saber planear as actividades que antecedem o Natal. Sendo o Feng Shui uma ferramenta fabulosa na criação de espaços harmoniosos, deixo-lhe alguns conselhos.

O Natal é a festa mais importante do ano, em que se comemora a solidariedade, a paz, os valores familiares e a esperança
Enfeite e decore a sua casa com luzes e decorações de Natal. Decore a casa equilibrando o yin e o yang e com a ajuda dos cinco elementos do Feng Shui - água, árvore, fogo, terra e metal.
Um dos princípios básicos do Feng Shui é o princípio dos cinco elementos, que são elementos que interagem entre si de diversas maneiras, geralmente definido como ciclo produtivo e ciclo destrutivo.

Prepare com especial atenção as salas (de jantar e de estar). Por muito pequena que seja a sua casa, é importante reservar uma área de refeições, onde os membros da família possam sentar-se à mesa e cear na véspera de Natal.

A mesa de Natal deve ser cuidadosamente preparada. Use toalhas alegres e evite arranjos altos e garrafas de refrigerantes no centro da mesa. Deve usar e abusar das cores tradicionais verde e vermelha, porque representam os elementos da Prosperidade e Sucesso no Feng Shui.

O presépio também é importante e tem lugar de destaque, se assim o entender.
Tente decorar a sua árvore de Natal com os seus filhos, eles adoram o Natal. É essencial todos participarem.

Procure preencher com luzes e /ou plantas os cantos mais escuros da sala. Preencha os espaços, sem excesso, trazendo uma sensação de suavidade e alegria.

Se acha que tem a casa a precisar de uma boa arrumação, então chegou a altura de fazer uma boa limpeza até ao Natal, para receber os convidados e amigos que vão passar pela sua casa. Casa limpa com a energia “chi” a fluir harmoniosamente é fundamental.

Outro conselho que aprendemos com o Feng Shui é desfazermos daquilo que já não usamos. Poderá doar a instituições de caridade roupa, livros, brinquedos e objectos que não usa.

Outro problema na altura do Natal é a compra dos presentes. E nesta época de crise e de grande contenção de despesas é preciso ter uma grande imaginação para conseguir uma prenda original, com um preço convidativo. Plantas, livros, velas são sempre presentes bonitos.
Se tem jeito para trabalhos manuais, faça os presentes e ofereça aos seus familiares e amigos.  Também poderá reciclar objectos e pequenos móveis.

Saia de casa com a sua família, passeie à noite pelas ruas iluminadas, há nesta altura imensos espectáculos, circo, filmes e peças de teatro para a ver. Visite os familiares e amigos, se não levar um presente, leve um sorriso e um abraço. O sorriso conforta e mima.

O mais importante nesta época de grande consumismo é jamais esquecer a espiritualidade e lembrando-se o quanto é bom estar viva, ter saúde, ter fé e companhia dos seus familiares e amigos.

E pense na seguinte maneira, não encare esta época como uma canseira e opte por uma atitude de “intenção”… Em cada ritual que fizer, em cada presente que escolher, em cada comida  que preparar , em cada vela ou arranjo floral que arranjar, coloque carinho e amor.  Só podemos sentir o amor em sua plenitude se estivermos “centrados” e em equilíbio.

Neste Natal não se esqueça de sorrir. Mesmo que esteja triste e que a vida não esteja como desejaria, sorria! Aproveite a vida!

Transcrevo palavras sábias que li num post de um blog:

Negligenciar a  a pequena inveja, a raiva e o ciúme.
Não ouvir.
Sentir.
Seguir em frente por conta e risco.
Crer na intuição.
Acreditar porque sim e por vontade.
Gostar de um dia de sol.
Não resistir a um sorriso franco.
Afastar os maus olhados.
Combater a miopia de quem julga abrir os olhos.
Beijar com inocência e ousadia até ao limite dos raios solares.
Saudar a vida, por ser uma só.
Viver sem reservas.

Simplesmente, não esquecer de aproveitar plenamente a vida.


No próximo número irei falar do novo ano, é a ocasião de fixarmos as nossas metas.

Um feliz Natal para si!

2 comentários:

  1. Delicioso, Desejo-te um santo Natal cheio de brilho, cor e alegria. Beijinho RS

    ResponderEliminar
  2. Obrigada querida Rosalina! Um santo Natal e um maravilhoso Ano Novo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar